sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

China é o pais mais populoso do mundo


A China possui 1,3 bilhão de habitantes, é o país mais populoso do mundo. A contenção do crescimento demográfico tem sido uma das maiores preocupações do governo chinês nas últimas décadas.http://www.blogger.com/img/blank.gif
Desde o início da década de 1970, quando o crescimento natural da população chinesa estava em torno de 2,6% ao ano, o governo vem exercendo um rígido controle da natalidade no país, pondo em prática a chamada “política de filho único”. As famílias que tinham um segundo filho passaram a sofrer medidas punitivas, como a perda de certos benefícios sociais, o pagamento de multas e até mesmo a perda do emprego.
Além disso, o controle da natalidade vem sendo efectuado por meio da divulgação de métodos contraceptivos, como a liberalização de pílulas anticoncepcionais, e também pela imposição de algumas medidas mais drásticas, como a esterilização forçada da população, sobretudo dos casais que já tiveram um filho.

Morreu a "salvadora" de Anne Frank


Miep Gies, que ajudou Anne Frank e a sua família a esconder-se dos nazis em Amesterdão durante a Segunda Guerra mundial, morreu aos 100 anos.
"Não sou uma heroína (...) Apenas fiz que pude para ajudar".


Miep Gies (1909-2010), que morreu holandesa aos cem anos, nasceu austríaca, em Viena, e foi baptizada como Hermine Santrouschitz. Tinha 11 anos quando, no penoso rescaldo da I Guerra Mundial, sem que a sua família se pudesse sustentar, foi enviada para a Holanda para uma família de adopção. Aos 25 anos vivia em Amesterdão. Respondeu a uma entrevista para o cargo de secretária de Otto Frank, um judeu alemão com um escritório de exportações.
Perante a escalada nazi no seu país, Otto Frank escapou para a Holanda e não demorou muito tempo até que se lhe juntassem a sua mulher e as suas duas filhas, Margot e Anne. Fluente em alemão e em holandês, Miep ajudou a família Frank a adaptar-se e, naturalmente, conseguiu o emprego. Em 1940, quando a Alemanha invadiu a Holanda, Otto Frank pediu ao casal Gies para que os escondessem nem anexo do edifício do seu escritório. À família Frank juntar-se-ia mais tarde a família Van Pels e Fritz Pteffer que partilharam entre si durante mais de dois anos um espaço exíguo e a comida escassa que, todos os dias, Miep Gies ia desencantar ao mercado negro. A 4 de Agosto de 1944, quando a Gestapo invadiu o escritório e levou consigo todos os ocupantes, a secretária de Frank escondeu e guardou cuidadosamente o diário manuscrito pela jovem Anne Frank.
Terminada a guerra, Otto Frank era o único sobrevivente da sua família. A mulher Edith, morreu em Auschwitz. As filhas, Margot com 19 anos, e Anne, com 15 anos, morreram no campo de concentração de Bergen-Belsen. Otto regressou a Amesterdão e Miep entregou-lhe o diário da filha sem nunca o ter lido. A primeira edição do “Diário de Anne Frank”, que nunca teria sido conhecida sem a contribuição de Miep Gies, foi publicada em 1947 em holandês, sob o título "Het Achterhuis". Desde então foi traduzido em 70 línguas, sendo um dos livros mais lidos ao Mundo.
Miep Gies morreu no dia 11 de Janeiro de 2010, após uma curta doença.


Por: Ana Medeiros

Rock in Rio comemora 25 anos


O Rock in Rio é um festival de música originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, que rapidamente se tornou um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição internacional em Lisboa. Ao longo da sua história, teve 7 edições, três no Brasil, três em Portugal e uma em Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid, e há intenções em organizar uma edição simultânea em três continentes diferentes. Em 2010, Lisboa voltará a receber o Festival
O conceito do Rock in Rio teve origem num sonho do publicitário Roberto Medina, que acreditava que a riqueza musical brasileira tinha uma representação mínima no mercado internacional.
O Rock in Rio, considerado o maior evento de música e entretenimento do mundo, assinala hoje, dia 11 de Janeiro, 25 anos de existência.
Pela primeira edição do festival, decorrida de 11 a 21 de Janeiro de 1985, passaram, pela Barra da Tijuca – local onde se realizou o certame -, cerca de um milhão e 380 mil pessoas. AC-DC, Iron Maiden, Queen, Scorpions, Rod Stewart, White Snakes, Ozzy Osbourne, Gilberto Gil, Rita Lee e Ney Matogrosso foram alguns dos muitos artistas que pisaram os quatro palcos que compunham o recinto do evento, que somou, ao longo de dez dias, 90 horas de música.
Durante esse período de tempo, foram, segundo comunicado da organização do festival, consumidos um milhão e 600 mil litros de bebidas, 900 mil sanduíches, sete mil e 500 quilos de massa, 500 mil fatias de piza, tendo sido ainda estabelecido um recorde, nunca mais ultrapassado: a venda, num só dia, de 58 mil hambúrgueres do Mc Donald’s.
Depois de três edições de sucesso no Rio de Janeiro (1985, 1991 e 2001), Roberto Medina decidiu internacionalizar a marca, trazendo o Rock in Rio para Lisboa, em 2004. Nos 200 mil metros quadrados do Parque da Bela Vista, espaço negociado com a Câmara Municipal de Lisboa, foram montados o Palco Mundo, a Tenda Raízes, a Tenda Mundo Melhor e a Tenda Electrónica. Nesta edição contabilizaram-se 70 atracções, num total de mais de 120 horas de espectáculos.
Entretanto, começaram a ser exploradas novas latitudes. Madrid conhece este ano a segunda edição do festival (a 4, 5, 10, 11 e 12 de Junho), sendo que novos países estarão a ser sondados, de forma a passarem a receber o evento, que já foi visto, no total das edições, por mais de quatro milhões de pessoas.
Este ano será a quarta vez do evento na capital portuguesa, depois das edições de 2006 e 2008. 21, 22, 27, 28 e 29 de Maio são os dias escolhidos para acolher o evento.
A pouco tempo da edição de 2010 do Rock In Rio especula-se imenso sobre quem irá pisar o Palco da Bela Vista. A escassos meses do evento, ainda só existe um nome confirmado, os Muse,. que tiveram presentes na edição de 2008 e já marcaram presença em Portugal em 2009, no Pavilhão Atlântico, também Shakira foi a mais recente confirmação. Fala-se em grandes nomes como AC/DC e Kiss.
Vamos ver se é desta que se vai realizar o melhor Rock In Rio de sempre...

Por: Sónia Casado