
Miep Gies, que ajudou Anne Frank e a sua família a esconder-se dos nazis em Amesterdão durante a Segunda Guerra mundial, morreu aos 100 anos.
"Não sou uma heroína (...) Apenas fiz que pude para ajudar".
Miep Gies (1909-2010), que morreu holandesa aos cem anos, nasceu austríaca, em Viena, e foi baptizada como Hermine Santrouschitz. Tinha 11 anos quando, no penoso rescaldo da I Guerra Mundial, sem que a sua família se pudesse sustentar, foi enviada para a Holanda para uma família de adopção. Aos 25 anos vivia em Amesterdão. Respondeu a uma entrevista para o cargo de secretária de Otto Frank, um judeu alemão com um escritório de exportações.
Perante a escalada nazi no seu país, Otto Frank escapou para a Holanda e não demorou muito tempo até que se lhe juntassem a sua mulher e as suas duas filhas, Margot e Anne. Fluente em alemão e em holandês, Miep ajudou a família Frank a adaptar-se e, naturalmente, conseguiu o emprego. Em 1940, quando a Alemanha invadiu a Holanda, Otto Frank pediu ao casal Gies para que os escondessem nem anexo do edifício do seu escritório. À família Frank juntar-se-ia mais tarde a família Van Pels e Fritz Pteffer que partilharam entre si durante mais de dois anos um espaço exíguo e a comida escassa que, todos os dias, Miep Gies ia desencantar ao mercado negro. A 4 de Agosto de 1944, quando a Gestapo invadiu o escritório e levou consigo todos os ocupantes, a secretária de Frank escondeu e guardou cuidadosamente o diário manuscrito pela jovem Anne Frank.
Terminada a guerra, Otto Frank era o único sobrevivente da sua família. A mulher Edith, morreu em Auschwitz. As filhas, Margot com 19 anos, e Anne, com 15 anos, morreram no campo de concentração de Bergen-Belsen. Otto regressou a Amesterdão e Miep entregou-lhe o diário da filha sem nunca o ter lido. A primeira edição do “Diário de Anne Frank”, que nunca teria sido conhecida sem a contribuição de Miep Gies, foi publicada em 1947 em holandês, sob o título "Het Achterhuis". Desde então foi traduzido em 70 línguas, sendo um dos livros mais lidos ao Mundo.
Miep Gies morreu no dia 11 de Janeiro de 2010, após uma curta doença.
Por: Ana Medeiros
Sem comentários:
Enviar um comentário